domingo, 11 de maio de 2008

Dia das Coroa!

Parabéns para todas as mamães!
Baaah. Que assunto complexo esse. Mãe.
A idéia inicial que se tem, é de que "mãe'' é sinônimo de dedicação, doação e compreensão. Que bom se todas fossem assim. Porém sempre se sabe de histórias um pouco tristes ou até mesmo trágicas. Não quero, não posso e não vou entrar em detalhes.
Eu só digo uma coisa: dedique-se a compreender seus pais, você nunca saberá de todos as coisas que motivam suas ações, e também nunca sabe quando vai perder eles de vez, e se arrepender por não ter compreendido que eles são seres humanos com sentimentos, assim como você. Tem muita gente com ressentimentos em relação aos pais por ae, eu sou uma delas, mas sei lá, apesar de tudo, eu penso também que não adianta eu ficar alimentando sentimentos ruins em relação à eles.. E para entender melhor isso, eu penso que um dia eu também vou ser mãe, e apesar de eu ter na cabeça que eu não quero fazer nada nunca de errado, eu também não sei. Eu tenho uma vida, assim como os meus pais também tinham quando eu nasci, e as coisas às vezes não acontecem do jeito que a gente quer. é burrice culpar os filhos. Mas nem todo mundo têm isso na cabeça. e nem percebe o que faz. A grande maioria dos pais, e das MÃES, não sabe como agir em determinados momentos, pois têm fraquesas e defeitos assim como todo mundo, mas acima de tudo, a última coisa que eles querem é nos ver mal, porque a grande maioria (e eu repito) nos ama e é só. Infelismente, eles não são heróis, ou talvez sejam, para isso basta que nós, os filhos, passemos a tentar entendê-los..
E pra quem sente saudade nesse dia, eu também quero escrever uma coisa. O Universo é bastante complexo, e ninguém entendeu beeem ainda porquê que o ser humano tem que aprender a lidar com a perda, especialmente a perda de quem a gente gosta. (e eu não falo de perdas materiais.. pois isso, se tu for ver, nem importa muito) é foda. Algum motivo deve ter.. Alguma coisa além dessa coisa que compreendemos como vida tem que existir. Têm gente que vem pra cá pra entre outras coisas, ensinar alguma coisa para determinada pessoa. Por isso, os "loucos" como eu, falam que quando a gente perde alguém, a gente tem que lembrar de um jeito muito feliz dos momentos bons que a gente passou com essa pessoa. Porque esses momentos querem nos dizer alguma coisa. e o que a gente sente, além da tristeza da perda, é o que a gente tem que usar como motivação.. Para aprender a amar um outro alguém que em certo momento não estava preparado para isso. Para entender mais sobre si mesmo. Sei lá. Cada um tem suas coisinhas.. O importante é que todo mundo entenda que a vida tá ae pra nos desafiar, alguns mais, outros menos.. E nós temos que provar para essa vida que podemos enfrentar tudo que está por vir.. Pois no fim, sempre algo bem melhor nos aguarda.
Por isso, apesar de tudo, eu mais que amo a minha mãe. Não tenho outra, e nem quero. Se não fosse ela, eu não seria quem eu sou hoje. E eu não estou falando do "dar a vida", e sim do "ensinar a vida", propriamente. O mais tri foi que a gente aprendeu muita coisa junto. Mais do que ter aprendido com ela, eu fico feliz por ter ensinado à ela, e de uma forma ou outra ter melhorado a vida dela. Alguém que eu gosto tantoo.

Dia das mães à parte, estou aqui no retiro.
E como eu sou uma das poucas que sai pra dá uma banda, eu tenho sempre um tempinho para reflexão.
Tenho pensado..
Que eu precisei sentir o perigo de verdade, para entender o que é sentir medo.
Sim. Sentir medo. Na minha vida é tudo meio exagerado assim. Antes eu tinha uma visão meio embaçada de tudo.. Parece que agora eu to vendo qualéquié. e é foda.
Era diferente ter Síndrome do Pânico. e para quem mora em cidade pequena, isso é sinônimo de falatórios.. e por incrível que pareça, eu gostava deles.. aliás, que mora em cidade pequena curte mesmo um falatoriozinho..
Então por isso, eu dava trela ao medo. Deixava ele me dominar, para ter uma característica própria, diferente da dos outros (se bem que era modinha entre as meninas uma que outra ter algum problema psicológico). Mas de quê eu tinha medo, afinal? De uma coisa, que mais tarde eu descobri que era um maravilhoso dom meu. Não sei se eras entrar em detalhes agora.. Deixa pra depois, pq o pono central é: na verdade, eu nem sabia o que era perigo de verdade.. mas chegou o dia que eu descobri. Precisei descobrir.. para dae eu perceber do que eu tenho que sentir medo MESMO. Eu moro numa cidade interiorana, mas que não deixa de ter de tudo. Cara. Tem gente que tá ae para satisfazer suas vontades fazendo o mal. Ou pegando o bem de alguém. E isso é muito perigoso. Eu falo de assaltos, de apanhar na rua, de ser violentada. Isso sim que é ruim de verdade. Que dá medo. Aliás, eu vivo me arriscando. Por pensar que eu tenho o meu direito de andar por ae a hora que eu quizer. Mas as vezes eu sinto a maldade, e percebo o quanto eu fui boba em querer sentir medo daquilo que eu sentia antes. Eu nem sabia de nada.. e ainda tenho muita coisa para aprender. Espero que não seja de um jeito traumático.
É isso que eu tenho pensado. Nas coisas que eu tive que sentir de verdade.. O medo foi uma delas. E o melhor, é que agora eu não deixo mais ele me dominar. Eu sei lidar com ele. Me tornei alguém melhor em relação à isso. Que massa. Quanta coisa a gente aprende.
:)
Tá. Já que esse post de hoje fico cheio de coisa meio que séria.. O resto dos acontecimentos vão ser registrados no blog do Retiro.

Fui-me. ^^


P.S: nunca esquecendo de agradecer ao meu anjinho, que me dá força para enfrentar o que me dá medo. Valeu . Obrigada por tudo, e por nunca sai do meu lado. e desculpa, por ter te esquecido por tanto tempo.

Nenhum comentário: